Os 5 jogos mais memoráveis em Old Trafford contra o Arsenal na era da Premier League

A depender da sua perspectiva, Manchester United x Arsenal não é um clássico.

Se for pela ótica da tradição, sim, é. Sem dúvida. Mas assim o United tem 38 clássicos durante a Premier League porque todos os seus rivais são clubes centenários.

Se a opinião for baseada na rivalidade histórica, não é. Os clássicos são contra (pela ordem de importância) Liverpool, Leeds United, Manchester City e, perdido pelo tempo, Oldham. Não sou especialista em Arsenal, mas creio que os jogos mais importantes para eles sejam Tottenham, Chelsea e West Ham. Fulham, talvez?

Isso não impede que tenha havido período de rivalidade que beirou o ódio. Roy Keane já disse que, entre o final dos anos 1990 e 2005, ele detestava o Arsenal. Normal. Eram as duas equipes que disputavam os principais títulos e fizeram confrontos memoráveis, que estão na história. Depois o Chelsea tomou esse lugar que chegou a ser de Aston Villa e Blackburn há cerca de 30 anos.

Como preparativo para o clás… quer dizer, para a partida deste domingo, selecionei os cinco jogos mais memoráveis entre Manchester United e Arsenal em Old Trafford. Limitei apenas ao período Premier League, algo que não gosto de fazer, porque o Campeonato Inglês é muito mais do que isso.

5. Manchester United 1-0 Arsenal (19/9/1993)

Um dos mais icônicos gols de Eric Cantona. Um chute seco, reto, uma bomba que David Seaman só pulou para fazer figuração. O Manchester United caminhava para fazer o Double na temporada.

4. Manchester United 6-1 Arsenal (25/2/2001)

O Arsenal chegou a Old Trafford com sonho quase impossível de alcançar o United na liderança. Foi um massacre. Resultado que deu sobrevida (breve, é verdade) para Dwight Yorke no clube. Ele anotou três gols e pelo menos naquela tarde deixou Sir Alex satisfeito.

O treinador já estava contrariado com a vida noturna do atacante fora de campo. No ano seguinte, ele seria vendido ao Blackburn.

3. Manchester United 0-1 Arsenal (14/3/1998)

Uma das mas doloridas derrotas para o Arsenal na história dos confrontos. O gol de Overmars confirmou que o time de Highbury era a principal força da Premier League na temporada 1997-1998 e que ficaria invicto até a conquista do título.

Mas o resultado, decisivo para enterrar o desejo de Sir Alex Ferguson de chegar ao terceiro troféu consecutivo da liga, o fez perceber ser preciso reforçar a zaga, o lado esquerdo do meio-campo e o ataque. Na temporada seguinte chegaram Jaap Stam, Jesper Blomqvist e Dwight Yorke. O United conquistou o Treble.

2. Manchester United 8-2 Arsenal (28/8/2011)

OITO A DOIS. Rooney’s hat-trick, De Gea defendendo pênalti de Van Persie e um caminhão de gols perdidos que poderiam ter ampliado ainda mais a goleada.

Precisa mais?

1.Manchester United 2-0 Arsenal (24/10/2004)

A Batalha do Buffet. Pizzagate. The revenge. Nenhum jogo que não seja histórico recebe tantos apelidos.

O Arsenal chegou a Old Trafford com invencibilidade de 49 partidas na liga. Era ainda o resquício dos “invencíveis” campeões de 2003-2004. O United entrou em campo para não deixá-los chegar aos 50. Foi o que aconteceu.

Com esquema montado para parar o adversário, o United não os deixou criar. Quando foi preciso, usou o recurso das faltas, os enervando ainda mais. Ruud van Nistelrooy teve a sua vingança ao converter controverso pênalti de Sol Campbell sobre Rooney. Na temporada anterior, ele havia desperdiçado cobrança no último lance da partida em Old Trafford. Poderia ter impedido o Arsenal de ser campeão invicto. Foi provocado abertamente em campo pelos adversários.

Quando ele mandou Lehmann para o canto errado e abriu o placar, foi uma explosão mais de alívio do que alegria. Rooney fechou o placar nos acréscimos. No vestiário, houve confusão entre os dois times e Fábregas jogou pizza nos jogadores do United. Acertou em Sir Alex Ferguson.

O fato de 16 anos depois a torcida do Arsenal ainda chorar e reclamar dessa derrota, diz tudo.

SIGA-NOS NO TWITTER:

@BR_RedDevils

@alexsabino

Deixe um comentário