Leia mais sobre o autor do blog

old-trafford.jpg 

Este não é um lugar para informações pessoais. É sobre o maior clube de futebol do planeta. E de galáxias adjacentes.

Escrevi clube, não time. Cansa a discussão sobre qual foi o melhor de todos os tempos. Cresci em Santos (ops… outro dado pessoal) e sempre ouvi que o Peixe da década de 60 foi o maior esquadrão da história de todos os esportes e que, sozinhos, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe poderiam derrotar o Império Romano. Nunca os vi jogar. Tenho apenas 41 anos (I did it again… damn it!) e o que mais lembro é de ir à Vila Belmiro ver linhas de ataque como Osmarzinho-Chicão-Arizinho ou Solano-Dino Furacão-Antonio Carlos. Nada encorajador.

É difícil explicar como o Manchester United passou a ser parte integral da minha vida. Old Trafford está tão perto de mim quanto Urbano Caldeira. Mas não custa tentar entabular essa história.

Eu tenho problema com a atenção que os clubes espanhóis recebem por questões extra-campo mais pelo que acontece quando a bola rola. Quando se faz necessário apelar a questões políticas, é que a coisa dentro de campo não vai bem. Eu odeio o Liverpool. Mas nunca vou dizer que a raiva é porque Merseyside representa outro país dentro da Inglaterra. Não gosto deles por 597 razões. Todas futebolísticas. La Liga é um torneio bastante atraente (e hoje consigo enxergar isso melhor), mas pelo que acontece nas quatro linhas. Não fora delas.

Em 1991, o Manchester United ganhou do Barcelona na final da Recopa. Dois gols de Mark “Sparky” Hughes. A partida passou na Globo e os espanhóis eram franco favoritos. Os comentaristas da partida só falavam neles. Ganhariam, eram mais fortes, mais talentosos, enfim…. the best thing since the sliced bread. O United venceu. Deu pouquíssimo espaços a eles. Chupa, Barcelona!

Começaram a me conquistar. Acompanhava os gols esporádicos no domingo, às vezes no Fantástico. A coisa começou a ficar forte quando a ESPN chegou ao Brasil. Jogos ao vivo. Schmeichel, Kanchelskis, Ince, Irwin, Eric “Le Dieu” Cantona. Comecei a ler sobre o clube, pesquisar, interessar-me. Alguns anos depois, chegou a Internet… aí fodeu, virou paixão.

E desde então estamos aqui. Seguindo cada passo dos boys in red. Já viajei à Inglaterra para assistir jogos (posso assegurar-lhes: Old Trafford é o centro do universo!), acompanhei-os no Mundial da Fifa no Brasil, comprei camisas, DVDs, livros… gastei o que nem gosto de pensar.

E se Deus (AKA Matt Busby) quiser, vou fazer ainda muito mais.

Why?

“We’ll never die, we’ll never die. We’ll never die, we’ll never die. We’ll keep the Red flag flyin’ high, cos Man United will never die…”

PS. Este texto acima foi escrito na fundação do blog, em 2006. Desde então, muita coisa já aconteceu. Entrevistei Sir Alex Ferguson (twice!), Norman Whiteside, Denis Irwin, fui a Old Trafford mais cinco vezes, morei em Edinburgh, voltei… Mas tudo isso você vai ter de descobrir mais lendo os posts. Senão perde a graça…

 

21 Respostas para “Leia mais sobre o autor do blog

  1. Sua história se indentifica mto com a minha, eu também não sei como o manchester entrou na minha vida, mas quando entrou, fico de veiz, me apaixonei pelo clube e sua história (que é extremamente incrivel!!). E otra, tambem ODEIO o liverpool.
    Sonho em visitar o old trafford, deve ser realmente o centro do universo!!!

  2. a esqueci. Parabéns pelo blog (no manutdbr tambem, visito todo dia).
    E que pena que voce é santista :~/

  3. Parabens Alex, muita bonita sua historia.

    Eu comecei a acompanhar mais ou menos de 95 a 96. Naquele elenco me chamava atenção o Karel Poborsky, tinha sido destaque na EURO ENGLAND 96, pena que no United ele não foi tão bem.

    PS: Voce tem orkut? myspace?

  4. cara, eu vi você falando que assiste todos os jogos do Manchester, como se faz isso ?

    faloww.

  5. Pelos programas que transmitem feeds de canais internacionais pela internet. Sopcast, TVU, TVAnts etc.

  6. Comecei a torcer pelo United de uma forma bastante curiosa. Em 1999, era palmeirense fanático, e não me conformava com a perda do Mundial para uns certos Red Devils. Desde então, comecei a assistir as partidas daquele time tão elogiado pela mídia e que até então era o meu carrasco. Não deu outra: futebol ofensivo, de toques rápidos, dinâmico, futebol bem jogado mesmo, e é disso que eu gosto. Quando vi aquela torcida fanática, o sensacional e mítico Old Trafford sempre lotado (SEMPRE), aquela famosa faixa: “MANCHESTER THE RELIGION”… Foi inevitável. Disse para mim mesmo: esse é e sempre vai ser o meu time. O Palmeiras? tenho uma certa simpatia por esse time, e só. O United tá no meu sangue. MANCHESTER UNITED THE RELIGION.

  7. Sou vascaíno de coração, mas desde 1999 comecei a me interessar pelo time de vermelho que jogou contra o “Poderoso Vasco” no Mundial Interclubes. Não me lembro direto o porque, mas sabia que alguma coisa me chamava atenção, mesmo com o clube perdendo por 3×1, aquele time tinha algo especial.

    Comecei a acompanhar e pesquisar mais sobre o clube… E que clube! Manchester United é meu time junto com o Vasco, eu sei que se odeiam e bla bla bla, mas ainda sim torço para ambos fervorosamente. Sinto não ter conhecido o United antes, e acompanhado mais de perto o Treble… Porém sei que outros virão.

    Abs.

    Glory Man United.

  8. Gostaria de saber como faço para comprar um ingresso para um jogo do Manchester, e se seria possivel comprar as vésperas do jogo.
    Pretendo viajar para ficar uma semana na inglaterra e assistir um jogo entre o periodo em que eu estiver por lá.
    Gostaria de saber tb se não tem muita briga e bagunça entre os torcedores, como acontece no brasil.
    grato

  9. De forma “oficial”, é impossível. Os ingressos são vendidos apenas para quem assina o One Member United e mesmo assim, quem paga agora fica na lista de espera. Antigamente era possível contatar o ticket office e tentar a sorte. Agora nem isso. Dependendo de quanto você pode gastar, o United oferece pacotes com hotel, ingresso, catering. Isso pode ser visto no site.
    Única alternativa é chegar cedo na Sir Matt Busby Way e esperar pelos cambistas, desde que você esteja disposto a pagar 150 libras por um ingresso que custaria 30.

  10. Há a possibilidade do jogo ir para general sale e aí qualquer um pode comprar. Mas é bastante raro, geralmente apenas nas fases iniciais da Carling Cup e se você vai viajar ainda com a temporada atual em andamento (e com o United disputando o título da Premier League), é praticamente impossível que isso aconteça.

  11. achei massa a sua frase:”Torcer, não. Isso eu faço pelo Santos. É difícil explicar como o Manchester United passou a ser parte integral da minha vida. ”
    eu tenho uma queda pelo santos mas foi pelo manchester q me apaixoinei. parabens! adorei seu blog. eu tb escrevi algumas linhas sobre o manchester no meu blog. Sequiser da uma passadinha por la. Besosssss

  12. Sou Corinthiano desde criança, mais como vc o United entrou na minha vida sem nenhuma explicação, e agora eh uma paixão eterna, não perco nenhum jogo dos devils, busco cada vez mais saber sobre a historia, os jogadores, o mistico old trafford..Alias, vc sabe dizer se aquelas visitas ao estadio são muito caras? e passe algumas dicas de sites que vc conheça, mesmo que em inglês..

  13. E qual destes países seria mais facil conseguir um ingresso para assistir a um jogo:
    Espanha ou Itália?
    Já que na inglaterra é dificil. Outra pergunta:
    É dificil só para jogos do Manchester ou do Chelsea e Arsenal tb?
    grato

  14. Parabens o site e muito bom , torco para United desde 1997 quando foi a Inglaterra estudar e me apaixonei pelo United , meu filho de 3 anos ja e United , um abraço e vamos ganhar este dois titulos .

  15. Grande Alex, lembra quando a gente jogava bola no canal 6, tu era o goleiro, o Marcelo (Gil Gomes) era o seu Mestre hahaha. Eu morava no Genebra, você no Turim, e o Lourdes Ortiz, nem me fala. Abraços e sucesso.

  16. Aloisio Athila C. Lopes

    Ola,
    Meu nome é Aloisio, não consegui seu contato de e-mail por isso estou deixando esse comentario, eu morei em manchester em 2008 e tive a grande oportunidade de conhecer praticamente o time todo.Tenho a camiseta do Cristiano ronaldo autografada, queria saber se você sabe o valor dela hoje no mercado de colecionadores ou alguma dica de onde posso vende-la.
    Segue o link do meu orkut com as ftos para se comprovar a veracidade dos fatos http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=16710648628254825091

  17. Desculpe usar esses blog (digno de aplausos) para lhe contactar. Li sua reportagem que saiu no caderno de esportes do Diário de S.Paulo nesta quarta-feira (20) e me interessei – e muito – pelo livro “A verdade sobre Pelé”. Você conseguiu um exemplar com o filho do De Vaney? Me interesso em saber o contato dele para buscar um exemplar, mesmo sabendo que não será uma tarefa das mais fáceis.

    Obs: Na Inglaterra, sou torcedor do Manchester United em virtude de uma das partidas mais lindas e emocionantes da história: 2×1 em cima do Bayern München, no Camp Nou, em 1999 (Sheringham e Solskjaer). – sem contar Peter Schmeichel, o melhor goleiro das últimas décadas.

    • Rapaz, desculpa, mas só vi seu comentário agora. Não estava acessando o blog. Tem uma livraria em Campinas que tem. É uma especializada em livros de futebol, a Livraria Pontes. Tenta lá

  18. sou Vitoria desde que me entendo por gente, mas apesar do meu time possuir caracteristicas semelhantes ao milan (cores e ano de fundação), me apaixonei pelo united á primeira vista, isso foi em meados de 2004, passei a acompanhar os jogos, li noticias, procurei (e sempre procuro) me inteirar sobra a sua bela historia, enfim encontrei esse blog vasculhando a internet e passei a acessar 2 a 3 vezes por dia. ate hoje não encontrei um site que traz tanta informação relevante sobre os red devils em lingua portuguesa, simplesmente o melhor blog sobre um clube que eu ja vi, porem como especificado esta desatualizado.
    então peço encarecidamente que volte a escrever, ainda que seja uma vez por semana, sei lá,
    há algum outro blog que fale do united? qual?
    glory glory united

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s