Where did it all go wrong?

derby

 

Este é o título de uma das minhas músicas favoritas do Oasis. Creio ser a última faixa do “Standing on the Shoulder of Giants”, o pior disco da banda. Foi escrita por Noel Gallagher, convidado da Sky Sports para participar do intervalo e do pós-jogo em Old Trafford.

Vários torcedores do Manchester United se incomodaram com a mordaz presença de Noel, torcedor do Manchester City, ao lado de Gary Neville e Graeme Souness. Geralmente não gosto, mas não me incomodou porque é uma ocasião muito especial. Se ficar nisso, como algo “especial”, tudo bem. Artistas toda semana comentando futebol… Thanks but no, thanks.

O que incomoda de verdade é o que aconteceu em campo pelos 90 minutos. Ok, a ausência de Pogba priva o time de uma força criadora importante. Mas se existia um momento propício para enfrentar o Manchester City, era aquele. Eles vinham de vitórias sofridas atrás de vitórias sofridas, apenas escapando com os três pontos nos minutos finais. Haviam sido derrotados pelo Shakhtar Donetsk. Era a chance de o United voltar à briga pelo título.

Não seria a primeira vez que Mourinho aceitaria dar o controle da posse de bola para os noisy neighbours e tentar acertar o contra-ataque. Fiquei animado quando vi Martial, Rashford e Lingard juntos na escalação. Mas eles passaram grande parte da partida apenas correndo atrás dos laterais do City na marcação.

Creio que a estratégia de José poderia ter dar certo se os lançamentos pelo alto na direção de Lukaku, Martial, Rashford saíssem do campo de ataque, pelas laterais. A zaga do City continua suspeita. Não foi assim que saiu o gol de Marcus? Mas não era viável passar grande parte da partida rifando a bola da defesa buscando o desvio de Lukaku lá na frente. Não foi porque deu certo contra o Tottenham que funcionará em todos os jogos importantes.

Guardiola foi ousado e montou um esquema que matou o United. Os jogadores mais ofensivos formavam um retângulo na entrada da área e encaixotavam os adversários de uma forma que, se perdessem a bola, eles estavam tão recuados que não conseguiriam encaixar o contra-ataque. Foi uma das raras vezes sob o comando do português que foi possível ouvir Stretford End gritando “attack, attack, attack”, com a torcida incomodada com o atuação.

Na temporada passada, ele havia armado o mesmo esquema. Foi derrotado por erros defensivos escandalosos, como aconteceu no domingo. Isso deve consumi-lo por dentro. Apesar de todo o domínio territorial do City, os gols saíram de falhas ridículas, estúpidas na defesa. Quando ele observou isso na entrevista pós-jogo, teve razão. O mesmo não aconteceu ao reclamar de pênalti não marcado sobre Herrera. Não houve, diferentemente de 2016, quando Claudio Bravo fez uma falta escandalosa em Rooney quando o United perdia por 2 a 1.

O caso mais difícil de analisar é o de Lukaku. Não concordo com grande parte das críticas que recebe. Ele tem se esforçado, aberto espaços, pedido a bola e sofrido com a falta de passes em condições de finalizar. E ele é um centroavante finalizador. Contra o City, aconteceu a mesma coisa. Deu até pena de tão isolado que estava lá na frente. Mas..

. Ele não pode, em uma situação como aquela, perder oportunidade dentro da pequena área e sozinho. Não dá para aceitar aquilo.

O passado está no passado. O City tem 11 pontos de vantagem e é o virtual campeão inglês. Sobram a Champions League (Sevilla era um dos adversários que eu queria), a FA Cup (Derby em casa não deve ser problema) e a League Cup (Bristol, fora). Confesso que a situação em campo me preocupa. Porque o United não joga tão bem quanto esperávamos e tem tido resultados decepcionantes (as atuações contra Huddersfield e Chelsea foram abaixo da crítica). Mourinho parece deluded em alguns momentos, dizendo não querer saber de análises porque houve pênalti sobre Herrera.

Na Premier League sobra ficar no top 4 e se classificar para a Champions League. Isso é… Se o Manchester United não se garantir conquistando o título europeu nesta temporada.

Acho que eu também estou um pouco deluded. Mas não custa sonhar.

PS. Algum tempo sem atualização por causa de viagens para a Rússia e muito trabalho. Espero voltar à regularidade anterior.

Curta aqui nossa página no Facebook.

Siga-nos no Twitter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s