De onde (não) vem a força criativa do Manchester United?

Huddersfield-Town-v-Manchester-United-Premier-League

 

O que aconteceu com o meio-campo do Manchester United? Qual a explicação para um time que criava tantas chances no começo da temporada ter tido 270 minutos de futebol tão ruins como aconteceu diante de Liverpool, Benfica e Huddersfield?

Se os resultados em Anfield e no Estádio da Luz foram, respectivamente, aceitável e bom, no John Smith’s Stadium, não foi. A consequência disso é que o United está a cinco pontos dos noisy neighbours e bem pior do que eles no desempenho.

Claro que a lesão de Paul Pogba atrapalhou os planos de como Mourinho planejava jogar. O papel do francês seria receber as bolas roubadas por Matic, acionar os meias pelas laterais e estes dariam passes para Lukaku na área. Sem o francês, Herrera virou titular. E se Matic se mantém bem, o espanhol tem sido abaixo da crítica. Contra o Huddersfield, então, nem se fala…

Mkhitaryan foi substituído por seu irmão gêmeo, aparentemente. Mata não é sombra do meia que atuou entre agosto e setembro. Martial (e ele só não vai detestar ler isso porque nem desconfia da existência deste blog) é um quando entra no segundo tempo e outro, bem pior, quando começa como titular. Lingard desperdiçou bela chance, em Huddersfield, de mostrar que pode ser titular.

Não é difícil constatar que o Manchester United está com problemas para criar chances de gol. Não gosto muito de estatísticas porque, como diria o economista Roberto Campos, esta é como biquíni em mulher bonita. Mostra tudo, menos o mais importante. Mas o time teve 78% de posse de bola contra o Huddersfield e acertou três finalizações em direção ao gol. Tem algo errado aí.

Houve o fator sorte no sábado. Phil Jones, o melhor defensor do elenco na temporada que não se chama David, se machucou e Lindelof entrou para cometer aquele erro bizarro que deu origem ao segundo gol. Mas sem querer diminuir a falha, o United teve tempo de sobra para reagir na partida, o que aconteceu apenas nos 15 minutos finais. Tarde demais.

Fica claro, a cada jogo, que o time do Manchester United, no momento, tem de ser David de Gea, Marcus Rashford e mais nove. Tanto que não arriscaria nenhum dos dois na terça, contra o Swansea, pela Copa da Liga.

José Mourinho possui uma grande virtude, que contrasta com o que Sir Alex Ferguson tinha de melhor. O português sabe exatamente que tipo de jogador precisa para fazer o time ir adiante a cada temporada. Mas seu man management skills pode deixar a desejar. Ele tem fé cega no tough love para fazer os atletas crescerem. Fergie várias vezes teve dificuldade para entender o que o elenco necessitava (embora tenha acertado ao cheio ao perceber que van Persie seria a diferença em 2012-2013), porém tinha a qualidade suprema de tirar de cada jogador mais do que eles podiam dar normalmente. Os títulos de 2013 e 2011 podem ser creditados a isso mais do que a qualquer outra coisa. Ele sabia no olhar quem responderia melhor com o hair dryer e quem precisava do braço em torno do ombro e uma conversa particular.

O man management de Mourinho fez o Chelsea perder Kevin de Bruyne.

Sem Pogba, a equipe precisa de um plano B de jogo. Talvez isso passe por descobrir de onde virá a força criativa. A do City é de Bruyne, a do Spurs é Erikssen, a do Chelsea é Hazard. E a do Manchester United?

Na terça, eu gostaria de ver Alex Tuanzebe, Scott McTominay e Angel Gomes serem testados.

PS. Atualização: como bem lembrado pelo Cleber, leitor do blog, Angel Gomes está com a seleção inglesa sub-17 no Mundial, infelizmente. Valeu, Cleber.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO TWITTER

 

Anúncios

2 Respostas para “De onde (não) vem a força criativa do Manchester United?

  1. Angel Gomes está na seleção não?

  2. Muito bem lembrado, Cleber. Coloquei uma observação. Valeu pela lembrança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s