As cinco semifinais de Copa da Liga mais memoráveis do Manchester United

wayne-rooney_1567464c

A Copa da Liga sempre atraiu críticas a Sir Alex Ferguson. Foi ele quem começou a escalar garotos nas fases iniciais e poupar titulares pensando na Premier League ou Champions. Os outros clubes importantes foram atrás. Acabou acusado de “desvalorizar a competição”. Como se isso o preocupasse…

A partir de 2006, o Manchester United passou a ser um time muito mais presente nos jogos decisivos do que havia sido no passado. Desde então, ganhou também em 2009 e 2010. Antes disso, só em 1992.

Dos torneios que as equipes de ponta na Inglaterra têm no calendário, é o menos importante. Houve um tempo em que eu achava inútil. Hoje não vejo mais assim. Um troféu é um troféu e… Por que não tentar conquistá-lo?

Títulos da Copa da Liga já foram prenúncios que glórias maiores estavam a caminho. A vitória sobre o Nottingham Forest em 1992 foi aviso de que o United estava pronto (faltava só Cantona) para dominar o futebol local. Em 2006, o sinal era que o período de reconstrução do elenco estava no fim, assim como o domínio do Chelsea de José Mourinho na Premier League.

Nesta terça (10), o United faz a primeira semifinal contra o Hull City. A ocasião perfeita para o torcedor que tem poucas chances de ir a Old Trafford conseguir ingresso, apesar do desprezível esquema utilizado pelo clube de obrigar os season ticket holders a comprar entradas para partidas das copas nacionais, mesmo que eles não estejam interessados.

O Brazilian Red Devils faz abaixo um top 5 das semifinais de Copa da Liga mais memoráveis da história do Manchester United (clique sobre os placares para ver lances das partidas no Youtube)

 

5. Manchester United 2-1 Arsenal (22/2/1983)

Steve Coppell brilhou. Ele havia feito dois gols na partida de ida, em Highbury, quando o United venceu por 4 a 2. Em Old Trafford, anotou mais um e colocou o time na final pela primeira vez. Mas os Reds foram derrotados pelo Liv*****l: 2 a 1.

PS que me ocorreu agora: de onde algumas pessoas no Brasil tiraram essa história de que se alguém falar “Reds” está se referindo apenas ao Liv*****l e não ao Manchester United? Quem foi o inventor dessa baboseira?

4. Manchester United 2-2 Manchester City (17/12/1969)

A geração que havia conquistado a Copa da Europa duas temporadas antes estava em decadência, mas teve força para chegar à semifinal e fazer o dérbi de Manchester. Em Maine Road, o City ganhou por 2 a 1 e abriu o placar em Old Trafford.

O United virou com Edwards e Denis Law, em um dos seus últimos gols decisivos com a camisa vermelha, após jogada de George Best. O resultado provocaria a realização de uma partida de desempate. A sete minutos do fim, o árbitro viu falta inexistente sobre Lee. Alex Stepney falhou e a bola sobrou para Mike Summerbee (grande amigo e ex-sócio de Best) empatar e definir o finalista.

3. Manchester United 2-1 Blackburn Rovers (25/1/2006)

Uma semifinal nervosa, que chegou perto da pancadaria no intervalo após entrevero entre Rio Ferdinand e Robbie Savage. Em Ewood Park, a partida havia terminado 1 a 1. Ruud Van Nistelrooy logo colocou o United em vantagem. O Blackburn era adversário encardido e Brad Friedel tinha o péssimo hábito de fechar o gol quando via a equipe de Sir Alex Ferguson do outro lado. Defendeu pênalti do holandês ainda no primeiro tempo e fez outras grandes defesas.

Os Rovers empataram em chute de Steven Reid que passou por baixo do corpo de Van der Sar. Seria preciso um lance especial para superar Friedel. Este veio de Saha, que chicoteou a bola com o pé esquerdo em um voleio estranho que morreu no canto esquerdo. O goleiro nem se mexeu.

Na época, Sir Alex já estava sem paciência com van Nistelrooy e os gols perdidos apenas aumentaram a irritação, além de fatores extracampo. O United conquistou o título ao golear o Wigan por 4 a 0 e o holandês passou os 90 minutos no banco de reserva. Ao final da temporada, foi vendido para o Real Madrid.

Em uma tentativa de valorizar o elenco naquele período de transição, Ferguson disse que o título tornava a temporada vitoriosa para o Manchester United. Uma declaração estranha, mas que serviu ao objetivo.

2. Manchester United 2-1 Middlesbrough (11/2/1992)

Em campo encharcado e que dificultava trocar passes, o United teve de lutar, contar com Peter Schmeichel e 120 minutos para chegar à final. Após o empate em 0 a 0 no Riverside, o time de Ferguson tinha como arma a velocidade de Lee Sharpe (e que pena foi ver Sharpe desperdiçar seu gigantesco talento em baladas, decisões erradas e contusões). Ele abriu o placar. Mas a partir do empate de Slaven, só deu Middlesbrough.

Gary Pallister salvou bola em cima da linha e Schmeichel fez defesas espetaculares, inclusive na prorrogação. Quando parecia que a vaga teria de ser decidida em uma partida-extra, Ryan Giggs acertou chute da pequena área e colocou o Manchester United no caminho do primeiro título da Copa da Liga. Este veio graças ao gol de Brian McClair, em Wembley, contra o Nottingham Forest de Brian Clough.

1.  Manchester United 3-1 Manchester City (25/1/2010)

Foi a temporada de dois dos maiores dérbis da história. Pela Premier League, o United havia vencido por 4 a 3 na volta de Tevez a Old Trafford, com um gol de Michael fucking Owen aos 50 do segundo tempo. Na época, o City tinha Robinho, que anos depois confirmou, de forma memorável, que pensou estar indo para o United ao deixar o Real Madrid e que sequer sabia da existência de dois times em Manchester.

A primeira semifinal já havia sido emocionante. O City ganhou de virada por 2 a 1, com dois gols de Tevez revertendo a vantagem conseguida por Ryan Giggs no primeiro tempo. Na volta,  o confronto pegou fogo nos 45 minutos finais. Scholes abriu o placar e, em seguida, Carrick fez 2 a 0. O resultado classificava o United, até que Tevez descontou. Aquilo significava prorrogação. Aos 46 do segundo tempo, Wayne Rooney fez de cabeça, em um dos grandes momentos de Old Trafford nos últimos dez anos.

Na decisão, o United ficou com o título ao bater o Aston Villa por 2 a 1.

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK.

SIGA-NOS NO TWITTER: @BR_RedDevils

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s