Posição por posição

São três jogadores, segundo David Moyes. Ele acredita que o clube vai conseguir uma trinca de reforços até o fechamento da janela. O clube já tentou diferentes nomes e parece que os “escolhidos” são Fellaini, Baines e Modric. Se este último se tornar impossível, Kondogbia é alternativa.

Os dois primeiros devem chegar. Com Modric, o buraco é mais embaixo. Ele até aceitaria trocar o Bernabéu por Old Trafford (e quem não aceitaria?), mas Ancelotti parece gostar do croata. Moyes fechou nessas opções, tanto que, segundo a imprensa inglesa, deixou passar a oportunidade de William e Ozil. No caso do alemão, não entendi por que escreveram que ele “deixou passar”, já que o jogador ainda está no Real. Teoricamente, disponível.

Posição a posição, como deve ficar o Manchester United para a temporada, caso não aconteça uma gigantesca surpresa?

GOLEIROS

Hesitante no início, De Gea teve uma temporada 2012-2013 soberba. Mais assertivo nas saídas de gol, foi responsável por defesas fundamentais. As críticas foram embora. As pessoas se esquecem que ele chegou ao United como um garoto de 21 anos. Posição muito jovem para goleiro.

Até se falou na contratação de um reserva, mas a posição será de Lindegaard e Ben Amos.

LATERAIS

Na direita, Rafael vem de um grande campeonato inglês e tem tudo para se estabelecer definitivamente como substituto de Gary Neville. Com mais personalidade no apoio e consistente na marcação, não deverá ser desafiado. Até porque o United não tem um especialista na posição. Varela deve ser emprestado para ganhar experiência. Quando o brasileiro não pode jogar, Moyes tem de deslocar Phil Jones ou Smalling, zagueiros.

Na esquerda, o reinado de Evra está ameaçado pela possível contratação de Leighton Baines, um jogador com características de meia, excelente nas bolas paradas e cruzamentos. Isso pode até dar ao francês a chance de se testar no meio-campo. A situação fica indefinida para Buttner, que pode ter de sair. E ainda há a questão de Fabio. Ele teve bons momentos na pré-temporada, mas não deverá ter espaço. Há a possibilidade de ser opção na direita.

ZAGUEIROS

Boa parte do bom desempenho do United na temporada depende da situação física da dupla Ferdinand e Vidic. Rio renasceu na temporada passada com grandes atuações e seu senso de colocação compensa a falta de velocidade. Nemanja, como definiu Danny Murphy, no Match of the Day do último sabado, é um dos maiores jogadores da história da Premier League. Esperando por oportunidades, estão Phil Jones e Smalling, mas a primeira opção para substituí-los é Jonny Evans que, se não é espetacular, é correto.

VOLANTES

Aqui está boa parte do problema. Carrick é o titular e, do jeito que as coisas estão, se ele não jogar, a coisa complica. Pessoalmente, creio que Moyes poderia colocar Jones como primeiro cabeça de área de proteção à zaga. Só um palpite…

Por enquanto, a outra vaga parece ser de Cleverley, que apareceu muito bem na Community Shield em 2011 e dava pinta de que seria revelação, mas  até agora não se realizou. Especialmente no passe, precisa melhorar, ter a personalidade para tomar conta do jogo. É para essa função que Moyes sonha com Fellaini e Modric. Desde o início, o treinador colocou o meio-campo como prioridade.  Por enquanto, Giggs tem primeira opção e tem jogado bem. Está claro, porém, que não pode jogar todas as partidas. O técnico parece gostar de Anderson e quer lhe dar chances, mas ele não está com muita vontade de aproveitar, embora pareça estar mais magro.

WINGERS

Moyes tem muitas opções. Valencia abriu mão do número sete por superstição. Foi mal no último campeonato, depois de duas excelentes temporadas com a 25. Ele deve ser uma das principais alternativas, assim como Nani, quando estiver bem fisicamente. O português consegue ser extremanente frustrante para o torcedor. Tem o talento para decidir partidas, mas alterna muitos altos e baixos. Ashley Young está nesse mix, mas jogou pouco com Moyes (também por estar lesionado) na pré-temporada. Precisa mostrar mais. Dono de excelente cruzamento, não justificou até agora o investimento feito para tirá-lo do Aston Villa. Para completar, há a expectativa do que pode fazer Zaha, a última contratação da era Alex Ferguson.

MEIAS-ATACANTES

É a posição de Kagawa. Foi contratado para fazer essa função, atuando atrás dos atacantes. Mas teve poucas chances nesse papel e não teve a primeira temporada dos sonhos em Old Trafford. A primeira oportunidade pode aparecer contra o Chelsea, na segunda-feira. Também é onde Moyes pretende escalar Rooney, na função de criatividade no meio, com liberdade de finalização e voltar para buscar o jogo. Lingard e Januzaj também podem atuar por ali e foram muito bem na pré-temporada, mas a hora deles não chegou.

ATACANTES

A tendência é que o United atue com apenas um homem avançado. Este é Robin Van Persie. Sem dúvida, um dos atacantes mais letais do futebol mundial. Isso deixa Welbeck na obrigação de tentar cavar um espaço como wingeer. O que ele tem feito muito bem. A grande questão é: como fica Chicharito nessa história? Ainda não temos uma resposta.

Anúncios

Uma resposta para “Posição por posição

  1. Contratar os três seria fantástico! Ozil é excelente, mas o custo/benefício não seria tão bom como seria com Modric (a não ser q Rooney vá p/ o Chelsea mesmo). Sim, teremos um ótimo time, não tão barulhento qt nossos vizinhos, mas ainda assim bastante competitivo.
    Qt à Chicharito, será reserva de Van Persie, podendo ser excelente opção p/ jogos em q o United estiver perdendo. Já mostrou ser decisivo, tem faro de gol, não seria bom vendê-lo. Aliás, com o trio contratato, além dos 11 habituais teremos um bom banco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s