MEN analisa 16 jogadores

O Manchester Evening News publicou análise sobre os jogadores que serão mais debatidos na offseason. James Robson analisa 16 atletas.

Derrota para o Barcelona deixou Sir Alex Ferguson com muito o que pensar antes de sair de férias. O manager do United não deve fazer profundas mudanças no elenco em relação a temporada que trouxe ao time o terceiro título consecutivo da liga, o Mundial de Clubes e a Carling Cup – mas ele estará atento ao que será necessário para fazer seus comandados chegarem ao topo da Europa novamente.
Embora as mudanças profundas sejam improváveis, há pontos de interrogação sobre alguns jogadores do elenco que chegou tão perto de fazer história.

Será que a velha guarda produziu seu ato final? Quanto é boa a nova geração de astros? E Cristiano Ronaldo e Carlos Tevez?

PAUL SCHOLES – Problemas no joelho e double vision nos últimos anos diminuíram o ritmo do ex-astro da seleção inglesa. Relegado ao banco na final da Champions League apesar de Darren Fletcher estar suspenso e Owen Hargreaves lesionado. Stoke está lhe oferecendo a chance de ser player/coach na próxima temporada. Ferguson já disse que pretende oferecê-lo um lugar na comissão técnica no futuro.
PREVISÃO: Aposenta-se no final da próxima temporada.
Paul Scholes
RYAN GIGGS – O PFA Player of the Year foi uma sombra de si mesmo em Roma, mas foi um raro blip no que foi uma temporada sensacional para o veterano. Ferguson obteve o melhor dele o colocando no centro do meio-campo e escolhendo a dedo os jogos para ele. Parece que será usado ainda mais espaçadamente na próxima temporada, já que espera-se que Owen Hargreaves seja titular no time após perder toda a temporada com problema no joelho, assim como novos jogadores poderão ser contratados.

PREVISÃO: Ainda tem gasolina no tanque.

GARY NEVILLE – Ficou fora dos relacionados para a final da Champions League e é difícil imaginar que vá receber muitas oportunidades na próxima temporada, já que parece ser a quarta opção para a lateral direita. Wes Brown e Rafael da Silva vão lutar pela posição e John O’Shea também está à disposição. Neville assinou extensão de contrato de um ano, mas isso tem mais a ver com sua liderança entre os jogadores do que outra coisa.
Wes Brown and Rafael da Silva will battle it out for that role next term, with

PREVISÃO: Mais um ano de poucas aparições e depois um lugar na equipe de assistentes de Sir Alex Ferguson
DIMITAR BERBATOV -O boletim de notas do primeiro ano do búlgaro vai dizer apenas: pode fazer melhor. Que Ferguson tenha tido de passar a temporada defendendo o jogador pelo qual teve de pagar 30,75 milhões de libras, recorde no clube, mostra o quão decepcionante ele foi. Sim, ele tem visão de jogo maravilhosa e excelente domínio de bola – mas falhou para ter impacto em grandes jogos e ficou fora dos titulares nas semifinais e final da Champions League. Ferguson não vai vendê-lo – muito porque não tem qualquer esperança de recuperar o rio de dinheiro que pagou ao Tottenham – mas precisa encontrar um jeito de conseguir o melhor de Berbatov.

PREVISÃO: Fica – mas apenas porque o United teria problema de encontrar outro comprador.

CARLOS TEVEZ – O argentino teve duas tremendas temporadas em Old Trafford, mas provavelmente seria melhor para todas as partes que a final de Champions League tenha sido sua última aparição pelo clube. Seu preço – que faria o United gastar mais 25,5 milhões de libras – permanece totalmente proibitivo, especialmente se Ferguson deseja reforçar outras áreas da equipe. Raramente usado em jogos importantes, é claro que Ferguson não o vê como parte do seu time mais forte. Se sair, daria ao técnico do Manchester United a chance de firmar seu antigo interesse por Karim Benzema.

PREVISÃO: Vai sair.

CRISTIANO RONALDO – Durante grande parte da temporada, parecia estar de saída, mas tem causado furor nos últimos meses ao dizer estar pronto para esquecer o interesse do Real Madrid. O time espanhol parece ter voltado as atenções para Franck Ribery e Kaká mas com o virtual presidente eleito Florentino Pérez dizendo sobre o interesse em ter Ronaldo, a saga está longe do fim. Falhou para repetir a consistência de 2007/2008, mas ainda assim teve uma excelente temporada, particularmente na reta final da Champions League. Ferguson não gostaria de perder o melhor jogador do mundo, que seria fundamental nos seus planos de conquistar novamente a Europa.
PREVISÃO: Fica, por enquanto.

EDWIN VAN DER SAR – O holandês teve uma temporada recordista – e os 14 jogos consecutivos sem sofrer gols na Premier League provaram ser parte indispensável do terceiro título inglês consecutivo. Tem mais um ano de contrato e já sabe que não será o titular indiscutível na próxima temporada. Mais provável é que seja a opção mais experiente a Ben Foster antes de encerrar sua vitoriosa carreira.
PREVISÃO: Vai entregar a camisa 1 do United ao final da próxima temporada.

TOMAS KUSZCZAK – O polonês caiu na ordem de escolhas para o clube e a seleção. Foster foi o escolhido na final da Carling Cup e semifinal da FA Cup, sinalizando o fim da carreira de Kuszczak em Old Trafford. É improvável que fique feliz como terceiro goleiro do United, vai provavelmete deixar o time no verão. Já disse que pretende conversar sobre seu futuro com Ferguson – e é improvável que receba as garantias que gostaria.
PREVISÃO: vai sair.

DARRON GIBSON – O irlandês se fez conhecido com algumas grandes atuações em sua primeira temporada em Old Trafford, jogou a final da Carling Cup e semifinal da FA Cup. Mas provavelmnte vai encontrar limitadas oportunidades na próxima temporada, especialmente com o retorno de Hargreaves. Vai ter de impressionar novamente com aparições esporádicas em copas.

PREVISÃO: Uma temporada entre os reservas.

BEN FOSTER – Teve boas atuações na última temporada e vai esperar ser o titular do United enquanto tenta ganhar vaga na seleção de Fabio Capello para a Copa do Mundo.  Só perdeu um lugar no banco em Roma por causa de contusão no dedão. Ferguson o tem descrito como o futuro do clube e da seleção inglesa – mas essas palavras não vão se realizar se continuar como reserva de Van der Sar. Vai seriamente questionar seu futuro se não receber a camisa número 1 no começo da próxima temporada.

PREVISÃO: Está pronto para ser titular do clube e da Inglaterra.

DANNY WELBECK – Anunciou sua chegada de forma sensacional com um gol na estréia contra o Stoke – mesmo com seu chute tendo sido ofuscado pelo gol heróico de Macheda no final da temporada. Ferguson o desreveu como futuro jogador do English Team e poderia até fazer parte dos convocados de Capello para a Copa. Tem a chance de construir sua reputação no Campeonato Europeu Sub-21 – e se Tevez sair, pode ter mais oportunidades na equipe principal na próxima temporada.

PREVISÃO: Vai impressionar no Campeonato Europeu Sub-21 para mostrar que pode ter vaga no time.

FEDERICO MACHEDA – O italiano vai para sempre ser lembrado pelo arremate sensacional contra o Aston Villa, que foi tão fundamental na conquista do título pelo United. Outro gol contra o Sunderland foi quase tão importante quanto o primeiro – e ele vai esperar por novas chances de impressionar na próxima temporada. Como Welbeck, seu futuro imediato pode depender da situação de Tevez, mas parece ser um jogador real para o futuro.

PREVISÃO: Mais gols importante saindo do banco.

NANI – Foi um dos piores casos de “síndrome da segunda temporada” que se pode imaginar.Um jogador que tem a habilidade de enfurecer e eletrificar, mas quase só enfureceu na última temporada. Só jogou 13 vezes pela Premier League e a chegada de Zoran Tosic em janeiro oferece uma ameaça para a situação do português na meia esquerda Em sua defesa, é destro e poderia se dar melhor se atuasse no seu lado mais forte. Infelizmente para ele, há o pequeno problema de Ronaldo ocupando aquele setor.
PREVISÃO: Pode ter problemas para salvar sua carreira no United.

ANDERSON – Ferguson não tem poupado elogios ao brasileiro, o descrevendo como algo próximo ao próximo Bryan Robson, Roy Keane e Paul Scholes e com potencial para ser o melhor do mundo. A verdade é que ele apenas ocasionalmente pareceu ter o talento para ser qualquer dessas coisas e o United espera que ele imponha sua autoridade no meio-de-campo na próxima temporada. A final da Champions League foi uma mostra do quanto ele precisa melhorar para ser considerado do mesmo nível de Andres Iniesta ou Xavi. Aos 21 anos, ele ainda tem a juventude ao seu lado e Ferguson vai esperar mais progresso na próxima temporada.

PREVISÃO: Tem muito ainda a oferecer.

FRAZIER CAMPBELL – Passou a  temporada emprestado ao Tottenham e foi bem. Tem o Campeonato Europeu Sub-21 para se colocar na prateleira, já que as oportunidades no United parece que serão limitadas após o surgimento de Welbeck e Macheda.

PREVISÃO: Vai sair.

PARK JI-SUNG – Teve sua melhor temporada em Old Trafford e um lugar entre os titulares na final da Champions League foi a recompensa pelo seu esforço pelo time. Tornou a left wing sua propriedade na temporada, mas é improvável que isso se repita na próxima com Tosic como candidato a ocupar a posição.

PREVISÃO: Muito útil para o elenco, tem muito mais a oferecer.

TRADUÇÃO BRAZILIAN RED DEVILS

Anúncios

2 Respostas para “MEN analisa 16 jogadores

  1. Excelente análise. Concordo com praticamente tudo. Poderiam ter feito também, uma especulação de prováveis contratações.

  2. O Hargreaves, infelizmente, só teremos de volta em 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s