A novela que não tem fim

Coluna escrita para o Manutdbr.

 

Até agosto nós vamos viver de especulações, contratações, vendas e lembranças da memorável temporada passada. Prefiro esta última parte. Por isso passei boa parte da semana passada procurando o torrent do season review oficial que o Manchester United lançou no último dia 6. Achei, baixei e assisti.

Só fez aumentar meu dilema com relação à novela Cristiano Ronaldo.

Vamos deixar uma coisa bem clara: Ronaldo tem todo direito de querer jogar no Real Madrid. Ele já havia dito isso há muito tempo. É sonho. Tudo bem. Quando estava saindo do Leeds, Harry Kewell recebeu de última hora uma proposta do Man United. Maior que a oferecida pelo Liverpool. O australiano não aceitou por um motivo válido: sempre foi torcedor scouser e seu desejo de criança era jogar lá. Da mesma forma que Giggs escreveu em sua biografia que considera inimaginável vestir outra camisa que não seja o manto vermelho.

Dinheiro é importante. Importante, não. Vital. Gosto de dizer que dinheiro é a coisa mais importante do mundo. Dizem que não compra saúde. Pode ser, mas quem o tem, só morre quando não tem jeito. Eu sou uma vítima em potencial da dengue. Um prego na sola do pé pode me matar a qualquer momento. Nelson Rodrigues diria que o dinheiro compra tudo. Até o amor verdadeiro.

Dinheiro é fundamental, mas não se faz qualquer coisa por dinheiro. Você não mata (pelo menos não deveria) matar sua família por causa dele. É um exemplo extremo, mas que serve para mostrar que existem coisas maiores do que isso. Como lealdade por exemplo.

Ronaldo poderia chamar Sir Alex Ferguson para uma conversa e dizer a ele pessoalmente que gostaria de ir para Madri. Depois chamar uma coletiva e explicar que gostaria de uma transferência e explicar seus motivos. Se fizesse isso… obrigado por tudo, Cristiano. Boa sorte.

Em vez disso, preferiu adotar uma estratégia esperta, mas canalha. Minutos após a final da Champions League, disse com todas as letras para a ITV: “vou ficar”. Repetiu para a imprensa inglesa. Hoje sabemos que já tinha fechado acordo salarial com o Real. Para os repórteres espanhóis, disse o oposto. Mudou o discurso para os portugueses. E agora vem com a conversa fiada que só trata o assunto após a Eurocopa.

Existem algumas reações possíveis.

» Vingança:

BENCH HIM, Fergie. Seria uma punição deliciosa ao Real e a Ronaldo mantê-lo no clube (ele tem contrato até 2012) não importa o quanto os espanhóis ofereçam. Mesmo que as tais 100 milhões de libras.

» Resignação:

Se ele quer ir, paciência. Venda-o e, com o dinheiro, contrate Micah Richards, David Bentley. Benzama e Huntelaar. Quando um jogador quer se transferir de clube, não há nada que se possa fazer.

» Negação:

Até agora não ouvi Ronaldo dizer nada quanto a isso. Enquanto não acontecer, não acredito em nenhuma especulação!

» Indiferença:

E daí que Ronaldo quer trocar de clube? O United superou a saída de Best, Charlton, Law, Robson, Schmeichel, Keane, Cantona… United will go on.

Todas têm alguma coisa de verdade. Ou muito de verdade. Mas revendo a temporada 2007-2008, é espantoso só pensar o que Ronaldo pode vir a fazer no futuro. Ele já é o melhor do mundo desde 2006. Pode evoluir ainda mais.

O sonho é que essa evolução seja com a camisa do Manchester United.

Anúncios

2 Respostas para “A novela que não tem fim

  1. Se fizessemos um saldo entre o que Ronaldo nos custou e por quanto podemos vende-lo (ja ouvi 125 milhoes de euros) o United nao vai ter prejuizo algum.
    Pelo contrario, além de comprar 3 ou 4 jogadores a gente vai se livrar de vez desses torcedores modinhas!!
    Mesmo assim eu acho que ele tinha que ficar mesmo, só pra dar o gostinho de o melhor do ano pela FIFA jogue por um clube ingles, principalmente o United.

  2. Eu não venderia de maneira alguma. É o melhor do mundo, e vendo os vídeos desta temporada só fico com a opinião mais forte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s