“Dois anos é mais provável”

Quem quiser utilizar os textos do Brazilian Red Devils, favor ter a decência de dar o crédito de onde tirou o texto. E isso de maneira clara e legível para todos os visitantes

Sir Alex Ferguson deu entrevista exclusiva a Sky Sports, a primeira que concede à imprensa britânica desde 2005. Ela irá ao ar esta noite, mas parte do contéudo já é conhecido. Abaixo alguns dos mais importantes momentos. O entrevistador foi Sir David Frost.

Você não pretende mais realmente falar para a BBC?

Com certeza. Porque eu acho que o problema da BBC é que eles nunca se desculpam. Nunca admitem que a própria culpa. Nunca admitem que estão errados. E eu creio – estamos em 2008, caramba! – que algumas vezes até a BBC deve ter a grandeza para fazê-lo. Mas não creio que eles sejam grandes o bastante.

O que eles teriam de fazer as pazes com você?

Apenas pedir desculpas quando estão errados. Basta fazerem isso e disse a eles. Mas não farão. Eu me lembro de Gary Lineker… a bright boy da BBC, dizendo que eu sou infantil. Bem, ele deve saber bem disso porque foi alvo de várias coisas veiculadas na mídia e ele conseguiu impedir a publicação de várias matérias, então ele pode entender o que infantilidade significa porque ele é infantil. Eu não acho que sou.

De todos os jogadores que passaram pelas suas mãos em todos esses anos, há algum que você decidiu se livrar ou deixar ir e hoje se arrepende de não ter mantido por mais alguns anos?

Jaap Stam. Sem dúvida.

Really?

Sim. Eu cometi um erro. Jaap passou por cirurgia no tendão de Aquiles e ficou fora por seis meses. Quando retornou, Steve McClaren, meu assistente na época, e eu pensamos que ele tinha perdido um pouco da velocidade. Nós decidimos esperar pela temporada seguinte porque achávamos que antes disso conseguiríamos contratar um jogador para se revezar com Stam, mas isso não aconteceu. Resolvemos esperar o início do campeonato. Ele jogou mal o primeiro jogo, contra o Fulham, e foi quando a Lazio apareceu oferecendo 16,5 milhões de libras, o que é muito dinheiro por um zagueiro. Decidimos aceitar e contratei Laurent Blanc. Então Jaap foi para a Lazio e um dia eu fui assisti-lo jogar. Disse a mim mesmo: “Bloody hell, ele está jogando muito!”. Então foi uma decisão ruim, você sabe… baseada talvez em um pouco de pressa. Deveria ter aguardado um pouco mais.

Não teve nada a ver com a autobiografia dele?

Nada. Esclareci com ele isso logo no início. Disse: “Hey, você é estúpido. Escreve uma biografia, mas não deve se abrir para críticas desse jeito”.

Quanto a ser chamado de comunista.

Minha avó vivia na esquina da minha casa, então ela era uma espécie de matriarca. Ela estava em cima de você sobre qualquer coisa que tenha feito errado. Um dia ela me disse: “Sua mãe acha que você é comunista”. Disse apontando o dedo para mim. “Isso é estupidez”, respondi. Ela falou: “Sua mãe realmente acha isso”. Respondi: “Não seja estúpida, vó. Juro que não sou”. “Bem, é melhor que você não seja mesmo. Jamais o perdoaria”. Então saí da casa dela, foi falar com a minha mãe: “Mãe, eu não sou comunista. Não tenho nada a ver com isso. Jamais nem pensaria nisso. Só porque sou do sindicato não significa que sou comunista”. Era uma coisa louca! 

Você poderia ter ajudado Paul Gascoigne com os problemas fora de campo?

Foi decepcionante não ter contratado Gascoigne, o melhor jogador inglês de sua geração. Ele foi um sopro de ar fresco. Jogava com sorriso e com agressividade. Além da grande habilidade que tinha , amava jogar e vencer. Nós teríamos tirado Londres do caminho dele. Tínhamos Bobby Charlton, um Geordie como ele. Tínhamos Bryan Robson, um Geordie. Steve Bruce, um Geordie. Pallister, que é de Middlesbrough. Nós possuíamos a estrutura de jogadores para ajudá-lo e dar um pouco mais de disciplina.

Cristiano Ronaldo

Estou confiante com relação a Ronaldo. Realmente estou. É um jogo que eles fazem o tempo todo e no passado fizeram com Beckham e Van Nistelrooy. Fizeram com o nosso preparador físico no último verão. Eles (do Real Madrid) estão acostumados a isso.

Salários no futebol

O máximo que recebi no futebol no Glasgow Rangers foi 60 libras por semana e mais 20 libras extra durante a semana. 80 libras! O que aborrece no futebol atual é que um monte de jogadores medíocres estão ganhando muito bem. Não em Manchester, você sabe… eu não tenho jogadores medíocres.

Aposentadoria

Vai manter o entusiasmo quando tiver passado dos 70?

(Risadas) Eu vou manter o entusiasmo, mas se vou estar no futebol não estou tão certo…. Não, eu não acho que estarei! Vou ficar não mais do que três anos. Talvez apenas dois… dois é mais provável.

Só mais dois?

É, acho que sim. Tenho também que respeitar a minha esposa porque ela está sofrendo. Ela não vai aos jogos. Não é fã de futebol. Ela é fã de Alex Ferguson. Ela é mãe de três filhos e avó. Os netos são a vida dela. Então quando os jogos estão passando, ela não assiste. Ela prefere assistir teletexto. Pode acreditar nisso?

@ Copyright Brazilian Red Devils – 2008

Deixe um comentário

